Diretor da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro


NOME:

Ten Cel BM Gileno Alves de Lima

FUNÇÃO:

Diretor da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro

NOME DO ÓRGÃO:

Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro

SIGLA DO ÓRGÃO:

ESDEC


Natural da cidade do Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante a Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro em 02 de dezembro de 1999 e promovido ao posto atual em abril de 2016.

Durante sua carreira, especializou-se em Prevenção de Incêndio (CBMERJ/2000); Suprimento de Água para Incêndio (CBMERJ/2000), em Operações com Produtos Perigosos (CBMERJ/2007); Emergências Químicas, Biológicas, Nucleares e Radiológicas – pelo Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (CTEx/2005); Resposta a Emergências Radiológicas e Nucleares – pelo Instituto de Emergências Radiológicas (IRD/2012); Administração e Planejamento para Redução de Desastres, pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC/MI – 2004).

Foi instrutor do Curso de Formação de Soldados, do Curso de Formação de Oficiais, do Curso de Habilitação ao Oficialato Administrativo e Especialista, do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de Saúde, além de ser instrutor da Escola de Defesa Civil, da Secretaria Nacional de Defesa Civil e da Oficina de Assistência a Desastres no Exterior dos Estados Unidos da América do Norte – para América Latina e Caribe – OFDA/USAID/LAC.

Entre as principais funções já exercidas, destacamos: Diretor da Escola de Defesa Civil; Diretor de Capacitação e Treinamento da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis; Coordenador do Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde; Integrante do Centro de Informações de Emergência Nuclear do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro; Coordenador de Cursos da Escola de Defesa Civil; e Assessor de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros.

Aperfeiçoou-se em Inteligência em Defesa Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Gerenciamento de Projetos pela Universidade do Estado Rio de Janeiro. Capacitou-se em: liderança estratégica; estágio de atualização pedagógica; plataforma Moodle; gerenciamento de abrigos temporários; avaliação de danos; operações em defesa civil; primeira resposta para emergências com produtos perigosos; bases administrativa para gestão de riscos; defesa civil para órgãos de resposta; formação de instrutores do curso de primeira resposta para emergências com produtos perigosos; formação de instrutores do curso de capacitação para instrutores; formação de instrutores do curso bases administrativas para gestão de riscos; avaliação de danos e análise de necessidades; construção de cenário de risco; sistema de comando de incidentes; e capacitação para instrutores.

Possui a Medalha Mérito da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro; Medalha Coronel BM José Halfeld Filho – Distinção às Literaturas Profissionais em Defesa Civil; Medalha Exército Brasileiro; e Medalha de 20 anos de bons serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro;

© 2017 Defesa Civil - Rio de Janeiro. Desenvolvido pela Assinfo.