Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedec-RJ), recebeu doação de 5,7 mil kits de higiene e 3,7 mil cestas básicas do Governo dos Estados Unidos. A Secretaria de Saúde também foi beneficiada com 4,1 mil EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A cerimônia foi realizada, nesta quarta-feira (21.10), no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

Logo após a solenidade, os kits de higiene e as cestas básicas foram entregues pela Polícia Militar a moradores da Rocinha, Vidigal e Chapéu Mangueira. Os EPIs serão distribuídos em unidades hospitalares.

Representando o Governo do Estado, o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, agradeceu as doações ao cônsul-geral dos EUA no Brasil, Scott Hamilton.

- A iniciativa dá assistência humanitária às famílias que enfrentam dificuldades econômicas por causa da pandemia da Covid-19 e auxilia no abastecimento das unidades estaduais de saúde. É uma parceria muito bem-vinda. Agradeço a todos os órgãos envolvidos na ação, que cuidaram desde a logística de arrecadação até o transporte dos insumos para as comunidades - disse o coronel Leandro Monteiro.

De acordo com Scott Hamilton, as doações para a rede de saúde e comunidades do Rio somam mais de US$ 110 mil. Elas são provenientes do Comando Sul do Departamento de Defesa Americano, responsável pelas operações militares dos Estados Unidos no Caribe e nas Américas Central e do Sul.

- Seguimos trabalhando fortemente com os brasileiros para combater a Covid-19, que é hoje nossa prioridade aqui no Brasil. A assistência vem a somar a uma história de cooperação já sólida em saúde que vem sendo construída por Estados Unidos e Brasil há muitas décadas e ao valor de solidariedade compartilhado por ambos os países. Acreditamos que a união de forças é essencial para vencermos essa pandemia de forma mais rápida. Esperamos poder auxiliar sempre que necessário - afirmou o cônsul.

Produção: Equipe ACS

Crédito das fotos: Rogério Santana

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) recebeu, no dia 19 de outubro, a visita de uma comitiva de oficiais da Marinha, integrantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR). Na ocasião, foram tratadas questões relacionadas ao Sistema  de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). O encontro teve o objetivo de nivelar informações e conhecimentos, tendo em vista a aproximação do exercício de Emergência e Segurança Física Nuclear, em Angra dos Reis, no dia 21 deste mês.

O grupo, capitaneado pelo secretário de Coordenação de Sistema do GSI/PR, contra-almirante Antônio Capistrano Freitas Filho, foi recebido pelo subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcio Romano. Houve, ainda, palestras sobre o Sipron e tratativas para o simulado. Oficiais de diversos órgãos da estrutura da Sedec-RJ participaram do encontro.

O simulado de Emergência e Segurança Física Nuclear conta com a participação da Sedec-RJ e visa a avaliar a eficácia da estrutura de resposta e os procedimentos do Plano de Emergência Externo (PEE/RJ) da Central Nuclear. Durante a atividade, serão ativados os Centros de Emergência, como Centro de Coordenação e Controle da Emergência Nuclear (CCCEN), Centro Estadual de Gerenciamento da Emergência Nuclear (CESTGEN) e Centro Nacional de Gerenciamento da Emergência Nuclear (CNAGEN).

Edição: Equipe ACS