NOTÍCIAS DA DEFESA CIVIL

Defesa Civil avança na inclusão de pessoas com deficiência na redução do risco de desastres

A SEDEC-RJ se prepara para incluir as pessoas com deficiência na redução do risco de desastres.

Defesa Civil lança portal com informações sobre redução do risco de desastres

Serão disponibilizados manuais, informações e sistemas desenvolvidos pela SEDEC-RJ

Atenção para a dica do cantor Ferrugem sobre o serviço gratuito de alerta via SMS

Cadastre-se enviando seu CEP para 40199 e ajude a Defesa Civil do Estado a cuidar de você

Defesa Civil do Estado atua em Guapimirim para regularizar abastecimento de água

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Agentes mobilizaram a Rede Salvar de voluntários para gerenciar as doações de água para o município.

A Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) participou, na manhã deste sábado (05.01), de uma reunião em Guapimirim para tratar sobre o desabastecimento de água potável que assola a cidade. O problema é proveniente das chuvas deste início de ano na região, que afetaram o Rio Soberbo, principal fonte de captação do recurso. 

 
Os agentes foram acionados, na tarde de sexta-feira (04.01). Foi criada uma Comissão Especial de Gestão de Crise para avaliar e tomar as medidas necessárias ao estado de situação de emergência.  Participaram da reunião  o governador do Estado,  Wilson Witzel,  o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros,  coronel Roberto Robadey Jr.,  o prefeito da cidade, Jocelito Pereira e outros órgãos como a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e concessionárias de abastecimento. 
 
– A cidade está com déficit de mais de 70%. A falta de água em um calor como este, principalmente nas comunidades carentes, é algo extremamente preocupante. Mais de duas mil pessoas não teriam condições de comprar água - ressaltou o governador, durante entrevista coletiva realizada esta manhã (05.01) no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
 
APOIO - A Sedec-RJ,  por meio da Rede de Salvar de voluntários,  mobilizou a doação  de água para atender a população, que conta com 60 mil pessoas. A Legião da Boa Vontade e a Agência Adra, da Igreja Adventista, estão envolvidas na ação e já encaminharam mais de 8,5 mil litros para a população.  O Corpo de Bombeiros também disponibilizou viaturas para transporte de água: já foram entregues 60 mil litros durante a madrugada.  Além disso, apoiou na decretação de Situação de Emergência do município. A expectativa, segundo o coronel Roberto Robadey, é que a situação esteja regularizada já no domingo (06.01). 
 
 - No sobreevoo que fizemos ao lado do governador, foi possível ver que o rio está com muito material arrastado pelas chuvas, o que provoca a turbidez da água. Ela está imprópria para o consumo, mesmo após o tratamento na estação do município. Técnicos da Cedae estão trabalhando para melhorar a eficiência do serviço - detectou Robadey. 
 
A Defesa Civil segue apoiando as ações da Defesa Civil municipal para que a cidade volte ao seu estado de normalidade.    
 
05.01.2019
 
 
 
 
© 2018 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO

Please publish modules in offcanvas position.