Sedec-RJ envia equipe técnica de geólogos para Guapimirim

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Profissionais realizaram vistoria técnica de um deslizamento de rocha. Iniciativa aconteceu em cooperação às atividades da Defesa Civil municipal

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) enviou, no dia 5 de agosto, geólogos para o município de Guapimirim. Os profissionais realizaram vistoria técnica do deslizamento de rocha que ocorreu, no dia anterior, na altura do Km 92 da BR 116 (Rio – Teresópolis).

O acidente interditou parcialmente a via e causou danos materiais para dois veículos que trafegavam pelo local. A vistoria foi acompanhada pelo coordenador de Defesa Civil do município Matheus Lopes do Nascimento e pelo agente Matheus Farias Corrêa.

Na avaliação dos geólogos Aline Pimentel e Tiago Ferreli foi observado um desplacamento de rocha de um trecho de massa rochosa, localizado ao lado da BR 116. A equipe técnica destacou a variação da temperatura ao longo do dia, nesta época do ano, como facilitador para este tipo de ocorrência.

– A área encontra-se parcialmente coberta por vegetação de pequeno a médio porte, fato que dificultou a visibilidade.  O processo de dilatação e contração térmica do maciço rochoso favorece esse desplacamento. Recomenda-se o isolamento do trecho até que haja uma investigação mais detalhada sobre suas causas - explicou Aline Pimentel.