Sedec-RJ participa de encontro com a Defesa Civil de São Gonçalo

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

Panorama dos eventos relacionados aos riscos hidrológicos foi destaque

 

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) realizou, no dia 11 de setembro, um encontro com representantes da Defesa Civil de São Gonçalo, Região Metropolitana do Estado.

O evento contou com a presença do subsecretário da Defesa Civil de São Gonçalo, Antônio Haag, e do coordenador da Redec Metropolitana, tenente-coronel Alexander Anthony Barrera.

Na oportunidade, foram apresentados os panoramas das ocorrências de inundações nos principais rios da cidade: Alcântara, Colubandê, Sapê, Guaxindiba e Aldeia. O grupo também abordou sobre os eventos que levaram o município a decretar estado de calamidade pública em abril de 2010. Na ocasião, 16 vítimas morreram e cerca de 52 mil pessoas foram afetadas por conta das chuvas. Além disso, foram discutidas as medidas implementadas para a prevenção e mitigação de novos desastres.

O coordenador da Redec Metropolitana destacou a importância da interação entre agentes municipais e estaduais para tratar sobre os índices deflagradores de eventos hidrológicos na localidade.

– São Gonçalo é um município com histórico de decretações de estado de calamidade pública e situações de emergência para inundações, enxurradas e alagamentos. Por isso, é primordial que exista um acompanhamento técnico contínuo– atestou o oficial. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2018 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO