Prevenção de desastres: Defesa Civil do Estado realiza reunião no Sul Fluminense

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Riscos hidrológicos e geológicos estiveram entre os temas abordados

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), realizou, no dia 12 de setembro, um encontro com representantes dos municípios de Barra Mansa e Volta Redonda. A reunião aconteceu na sede da Coordenadoria de Defesa Civil de Volta Redonda. Na ocasião, foram abordadas questões de prevenção de desastres na região. Houve, ainda, um debate sobre os desafios relacionados aos riscos geológicos e hidrológicos de cada cidade.

De acordo com o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Bruno Braga, o apoio ofertado pelo Estado deve ser acompanhado por medidas praticadas pelas gestões municipais para evitar desastres.

– A parceria é de suma importância para o fortalecimento das defesas civis. No entanto, não só para a resposta às situações adversas, como para a preparação para a fim de evitar tragédias. Estamos próximos do período de maior incidência de chuvas em nosso Estado e precisamos ficar atentos às ações preventivas – destacou o oficial.

Também estiveram presentes no encontro a diretora do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), tenente-coronel Sílvia Santana; o coordenador da Redec Sul, tenente Vanildo Silva Celebrim; o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Sergio Luís de Souza Mendes; e o coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Leandro César Rezende Chaves.