Sedec-RJ recebe alunos do Instituto Militar de Engenharia no CICC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Além da visita à estrutura, os graduandos conheceram de perto as ações da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros RJ

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) recebeu alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME), no dia 10 de setembro, no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Na ocasião, representantes do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil (Cepedec) e da Diretoria Geral de Comando e Controle Operacional (DGCCO) apresentaram trabalhos voltados para a identificação e gestão de eventos com uso de informações georreferenciadas. A integração entre os centros de operações do Corpo de Bombeiros RJ (COCBMERJ) e o do GSE/Samu (COGS) também foi pauta do encontro.

Os alunos do Curso de Graduação do IME ainda tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura dos órgãos de Segurança Pública, de Proteção e Defesa Civil e do CBMERJ.

Dentre as atuações dos bombeiros, os destaques ficaram por conta dos recursos destinados ao melhor atendimento da população e os esforços para ações cada vez mais eficazes de tempo-resposta às solicitações de socorro. No âmbito da Sedec, os estudos para prevenção de desastres foram o foco, como o Mapa de Susceptibilidade e outros produtos desenvolvidos pelo cabo Leandro Camargo, engenheiro cartógrafo de formação e militar lotado no Cepedec.