Sedec-RJ participa da criação do grupo de trabalho de prevenção e combate a incêndio florestal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Equipe formada na Baixada Fluminense prevê ações voltadas para o ciclo de gestão de risco de desastres

A Secretaria de Estado de Defesa Civil, por meio da Coordenadoria Regional de Defesa Civil na Baixada Fluminense, deu apoio, no dia 17 de setembro, à criação do grupo de trabalho de prevenção e combate a incêndio florestal na região. O evento aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento em Paracambi.

A equipe está vinculada ao comitê de bacias hidrográficas do Rio Guandu e prevê ações voltadas para o ciclo de gestão de risco de desastres. O colegiado é bienal, composto por sociedade civil, poder público e usuários em condições de paridade.

Durante o encontro, os participantes foram esclarecidos sobre a metodologia utilizada pela Defesa Civil Estadual nas operações: sistema de comando de incidentes, plano de contingências e matriz de responsabilidade. Toda a equipe pactuou adotar os protocolos utilizados pela Sedec-RJ.

O grupo é composto pela interseção dos municípios do Comando de Bombeiro de Área VI (Baixada Fluminense) e os do comitê do Rio Guandu (Nova Iguaçu, Seropédica, Japeri, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin e Queimados).