Sedec-RJ realiza palestras em Barra Mansa e Barra do Piraí

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Representantes do DGDEC, do Cemaden-RJ, da Esdec e da Suop reforçam questões sobre prevenção de desastres

 

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) realizou, no dia 9 de outubro, palestras para os gestores das defesas civis dos municípios de Barra Mansa e Barra do Piraí, na região Sul Fluminense.

Os principais pontos debatidos foram o planejamento de simulados nas comunidades, as etapas dos planos de contingência e o funcionamento do sistema de alarme sonoro por sirenes.

O major Vladimir Chaves Fernandes, da Escola de Defesa Civil (Esdec) enfatizou a importância da participação da população nos simulados de mobilização e desmobilização que ocorrem nas comunidades com sirenes. Também destacou que é fundamental o cadastramento de voluntários para atuarem em circunstâncias de desastres.

– Um dos passos mais importantes na prevenção e preparação de desastres é a orientação aos moradores das áreas de risco. Todos devem saber como agir e para onde ir em caso de acionamento do alarme - destacou o oficial.

A reunião faz parte do projeto de suporte técnico-operacional aos municípios com sirenes do Estado do Rio de Janeiro. Nesta oportunidade, são divulgados os índices críticos recomendados pela equipe de profissionais que atuam no Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) válidos para o período de 2019/2020.

 

© 2018 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO