Defesa Civil do Estado realiza treinamento nos municípios da Região Serrana

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Areal, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis participaram do evento

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) realizou, no dia 10 de outubro, a capacitação do desenvolvimento de simulados em comunidades da Região Serrana com sistema de alarme sonoro por sirenes. A equipe também abordou informações sobre o correto registro das ocorrências. Participaram do encontro gestores de Defesa Civil dos municípios de Areal, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis.

O evento contou com a participação do tenente-coronel Glaucius José Braga Leal, coordenador da Região Serrana; da tenente-coronel Sílvia Santana, do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden RJ); do major Robson Luís do Nascimento, da Superintendência Operacional (Suop) e do major Vladimir Chaves Fernandes, da Escola de Defesa Civil (Esdec).

– Os alertas de riscos geológicos e/ou hidrológicos estão relacionados às gradativas mudanças nos estágios de monitoramento. Em cada um deles, observam-se possíveis efeitos para a população. Portanto, cada nível está associado a diferentes respostas da Defesa Civil. Entretanto, o sistema de alarme sonoro está diretamente relacionado à mobilização ou desmobilização da comunidade residente das áreas onde há sirenes instaladas - explicou a tenente-coronel Sílvia Santana.