Defesa Civil do Estado promove treinamento em São Gonçalo

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Capacitação focou em protocolos de acionamento de sirenes e registro de ocorrências locais. Houve, ainda, esclarecimentos sobre riscos hidrológicos e geológicos

 

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) realizou, no dia 15 de outubro, um treinamento para agentes do município de São Gonçalo. A capacitação foi voltada para o planejamento de simulados nas comunidades que possuem Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes. Na ocasião, foram abordados os protocolos de acionamento, além do fomento ao correto registro das ocorrências locais.

Durante apresentação, o geólogo Tiago Ferreli, esclareceu sobre as recomendações de mobilização das sirenes e explicou o fluxo de ações do sistema de alarme sonoro. Já a hidróloga Monique Marins, uma das responsáveis pela formação da tabela dos índices de alertas de riscos hidrológicos, abordou os efeitos potenciais de cada estágio de monitoramento.

Também foram apresentados dados sobre o cartão de pagamento da Defesa Civil e as informações necessárias dos registros de ocorrências para a composição dos relatórios de reconhecimento de desastres por parte do Governo Federal. A palestra foi ministrada pelo major Robson Luís, da Superintendência Operacional da Sedec-RJ.

Outros militares da Defesa Civil do Estado também participaram do treinamento: o tenente-coronel Alexander Anthony Barrera, coordenador da Região Metropolitana, a tenente-coronel Sílvia Santana, diretora do Cemaden-RJ e a tenente-coronel Edna Queiroz, da Esdec.

© 2018 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO