Defesa Civil do Estado aborda redução de riscos de desastres em encontro promovido pela Prefeitura

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Evento contou com a presença de pesquisadores da Nasa

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), participou, no dia 24 de outubro, de um evento promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro em cooperação com a Nasa, agência espacial norte americana. O encontro aconteceu no Auditório Sérgio Menge, no Planetário da Gávea.

Entre os principais temas abordados, destacaram-se a elaboração de projetos em áreas como a redução de riscos de desastres, adaptação às mudanças climáticas, monitoramento ambiental, educação e divulgação científica.

Neste contexto, a Prefeitura, por meio do Instituto Pereira Passos e demais parceiros, organizou uma visita de quatro pesquisadores da Nasa para discutir questões técnico-científicas sobre modelagem de deslizamentos e inundações. Foram apresentadas propostas para atividades conjuntas que combinam os produtos de sensoriamento remoto e de monitoramento e alerta das instituições envolvidas.