Sedec-RJ participa de workshop sobre sistema de notificação em massa em empresas hidroelétricas, de água e saneamento

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Evento discutiu situações de emergência envolvendo barragens  


A Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil (ICTDEC), participou do workshop "Aspectos da Implantação do Sistema de Notificação em Massa nas Empresas Hidroelétricas, de Água e Saneamento". Em pauta, a importância do alinhamento de planos de ação e de contingência para situações de emergência envolvendo barragens. O evento foi realizado, no dia 27 de novembro, no auditório do Clube de Engenharia, no Centro do Rio. 

As palestras abordaram, entre outros assuntos, a importância da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB); o funcionamento do sistema de alerta (sirenes); a relevância dos estudos de ruptura para a preparação em caso de eventual desastre; e a responsabilidade de todos na mitigação dos danos. Participaram do encontro empreendedores do setor e representantes federais, estaduais e municipais de Defesa Civil. 

- É muito importante que se tenham ações voltadas para a questão das barragens no ponto de vista da preparação, prevenção e resposta para situações adversas. A Sedec-RJ, juntamente com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vem promovendo reuniões com grupos ligados ao tema a fim de ressaltar a importância da elaboração de Planos de Ação de Emergência (PAEs) que contribuam, efetivamente, com os Planos de Contingência (Placons) dos municípios potencialmente afetados. E isto contempla os alertas e alarmes necessários para notificação em massa - disse o tenente-coronel Rodrigo Werner, diretor do ICTDEC.

Também participaram do workshop o coronel Alexandre Lucas Alves, secretário Nacional de Proteção de Defesa Civil; André Luiz Mustafá, secretário Executivo da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE); Marcio Guerrero, presidente da Comissão de Responsabilidade Civil Geral da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg); Marcus Vinicius de Oliveira, coordenador substituto de Fiscalização de Segurança de Barragens da Agência Nacional de Águas (ANA); tenente-coronel Kellen Salles, diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil (Cepedec); e o sargento Marcos Paulo Dias da Silva, engenheiro ambiental do órgão.

 
© 2018 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO