Sedec-RJ promove encontro para tratar sobre Plano de Ação de Emergências para usina em Itatiaia

Reunião integra programa de promoção de resiliência em segurança de barragens

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) promoveu, no dia 6 de fevereiro, um encontro entre a empresa Furnas Centrais Elétricas S.A e os municípios próximos à Usina Hidrelétrica de Funil, que fica localizada em Itatiaia, no sul do Estado. Representantes de Itatiaia, Porto Real, Resende, Pinheiral e Barra Mansa estiveram presentes.

A reunião faz parte de um plano de promoção de resiliência em segurança de barragens, idealizado pela Superintendência Operacional (Suop). A agenda foi coordenada pelo Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil (ICTDEC) e pelo Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), por meio da Regional Sul (Redec Sul).

A iniciativa teve como objetivo a apresentação do Plano de Ação de Emergências (PAE) da Usina Hidrelétrica de Funil. Foram verificadas as informações relativas à segurança da barragem e suas consequências em caso de ruptura, de modo que o Estado e os municípios tomem conhecimento dos possíveis danos provocados pela mancha de inundação.

De acordo com o coordenador regional, tenente Celebrim, é fundamental a troca de informações para que todos possam se preparar por meio da elaboração de planos de contingências e realização de simulados.

- Informações e treinamentos vão auxiliar na tomada de decisão dos municípios em caso de uma possível emergência – disse.

Para o diretor do ICTDEC, tenente-coronel Rodrigo Werner, é importante que o PAE não fique restrito à obediência da legislação vigente, mas que de fato, atenda aos anseios de informação dos municípios e permita a elaboração de planos de contingências de excelência.

- As operações simuladas que se aproximem ao máximo de uma ação real não podem faltar neste processo - reforçou.