Sedec-RJ promove encontro para tratar sobre Plano de Ação de Emergências para usina em Itatiaia

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Reunião integra programa de promoção de resiliência em segurança de barragens

 

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) promoveu, no dia 6 de fevereiro, um encontro entre a empresa Furnas Centrais Elétricas S.A e os municípios próximos à Usina Hidrelétrica de Funil, que fica localizada em Itatiaia, no sul do Estado. Representantes de Itatiaia, Porto Real, Resende, Pinheiral e Barra Mansa estiveram presentes.

 A reunião faz parte de um plano de promoção de resiliência em segurança de barragens, idealizado pela Superintendência Operacional (Suop). A agenda foi coordenada pelo Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil (ICTDEC) e pelo Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), por meio da Regional Sul (Redec Sul).

A iniciativa teve como objetivo a apresentação do Plano de Ação de Emergências (PAE) da Usina Hidrelétrica de Funil. Foram verificadas as informações relativas à segurança da barragem e suas consequências em caso de ruptura, de modo que o Estado e os municípios tomem conhecimento dos possíveis danos provocados pela mancha de inundação.

De acordo com o coordenador regional, tenente Celebrim, é fundamental a troca de informações para que todos possam se preparar por meio da elaboração de planos de contingências e realização de simulados.

 - Informações e treinamentos vão auxiliar na tomada de decisão dos municípios em caso de uma possível emergência – disse.

Para o diretor do ICTDEC, tenente-coronel Rodrigo Werner, é importante que o PAE não fique restrito à obediência da legislação vigente, mas que de fato, atenda aos anseios de informação dos municípios e permita a elaboração de planos de contingências de excelência.

 - As operações simuladas que se aproximem ao máximo de uma ação real não podem faltar neste processo - reforçou.

© 2018 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO