Dia Nacional do Voluntariado: Sedec-RJ conta com o apoio de uma das maiores comunidades de voluntários do país

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Rede Salvar tem aproximadamente 25 mil integrantes


Em 28 de agosto, dia em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) tem uma marca a destacar sobre a Rede Salvar, aliada nas atividades da pasta e uma das maiores comunidades desta modalidade no país. O grupo conta com aproximadamente 25 mil voluntários de diversas agências e instituições parceiras, que estão presentes em diversos municípios fluminenses. Todas as entidades (Escoteiros do Brasil, LBV, Cruz Vermelha Brasileira, Processo APPEL-CE, ADRA - Igreja Adventista, Uniforça - Igreja Universal, jipeiros e montanhistas) integram o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, de acordo com o Decreto 46.935, de 12 de fevereiro de 2020.

A Escola de Defesa Civil (Esdec) realiza periodicamente capacitações para estes agentes. Eles atuam como multiplicadores de doutrina e conhecimento para difundir ainda mais os conceitos de Proteção e Defesa Civil e, principalmente, reforçar a cultura de redução de risco de desastres.

- Hoje o dia é dedicado àqueles que cedem as suas habilidades, o seu conhecimento e o seu tempo em prol de todos os que necessitam de ajuda, sem esperar ou receber qualquer benefício em retorno, exceto pela satisfação de apoiar e amparar ao próximo.  Juntos a estes voluntários estamos trabalhando diuturnamente  para difundirmos ainda mais os conceitos de Proteção e Defesa Civil e, principalmente, reforçando a cultura de Redução de Risco de Desastres – ressaltou o subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.

Data instituída – Por meio da sanção da Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, o então presidente da República José Sarney instituiu o Dia Nacional do Voluntariado. A data faz uma homenagem a valorosos homens e mulheres que, de alguma forma, trabalham anonimamente pelas pessoas que são impactadas por diversos desastres, recebendo a devida assistência humanitária.

 

© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO