A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) promoveu, no dia 11 de novembro, a primeira reunião com o Sistema de Alerta de Cheias, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O objetivo foi alinhar e discutir medidas em prol do aprimoramento do atendimento à população fluminense no próximo verão. O encontro ocorreu na sede do Inea e contou com a participação da coordenadora do sistema, Cinthia Avellar.
A iniciativa também teve como foco o estabelecimento de cooperação técnica entre os dois órgãos estaduais, objetivando a melhor preparação para o período com maior índice de eventos adversos ligados às chuvas.
Segundo o diretor do Cemaden-RJ, tenente-coronel Alexander Anthony Barrera, o alinhamento possibilita dinamismo para o desenvolvimento e prática do trabalho.
- Sem dúvidas, as ações para o verão precisam de maior atenção e nada mais importante do que alinhar as iniciativas e integrar os projetos - completou.