VÍDEOS DA SEDEC

Defesa Civil e CBMERJ atuam em todo o Estado por conta das chuvas intensas: Ações de resposta rápida favorecem a volta à normalidade nas cidades

A Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) seguem mobilizados atuando para prevenir e minimizar danos causados pelas precipitações em todo o Estado. O CBMERJ realizou aproximadamente 400 atendimentos relacionados às chuvas desde quinta-feira (06.01). Não há registro de vítimas fatais, até o momento.

A Sedec-RJ está em contato permanente com as autoridades municipais e à disposição em caso de necessidade, seguindo as definições do Plano de Contingência para Chuvas de Verão 2022. O documento, desenvolvido de forma integrada entre diversas secretarias do Governo RJ, traça protocolos para resposta rápida a emergências causadas por chuvas intensas no território fluminense.

Os agentes seguem monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do território fluminense, enviando alertas para as regiões em caso de riscos hidrológicos e geológicos e dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal.

Todas as regiões registram áreas de inundações, deslizamentos, alagamentos e queda de árvores.

- Os nossos profissionais seguem visitando as regiões afetadas para analisar a situação in loco e prestar todo apoio às Defesas Civis municipais, a fim de minimizar danos. Os agentes prestam, inclusive, auxílio às autoridades locais no preenchimento de documentação para decretação de situação de emergência - descreveu o secretário de estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Perfil do Coronel BM Leandro Monteiro

O coronel Leandro Sampaio Monteiro é secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) desde 29 de setembro de 2020. Nomeado para o cargo aos 41 anos de idade, atualmente é o comandante-geral mais jovem do Brasil.

ESTRUTURA DA DEFESA CIVIL

CBMERJ