VÍDEOS DA SEDEC

 

Defesa Civil e CBMERJ atuam em todo o Estado por conta das chuvas intensas: Ações de resposta rápida favorecem a volta à normalidade nas cidades

A Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) seguem mobilizados atuando para prevenir e minimizar danos causados pelas precipitações em todo o Estado. O CBMERJ realizou aproximadamente 400 atendimentos relacionados às chuvas desde quinta-feira (06.01). Não há registro de vítimas fatais, até o momento.

A Sedec-RJ está em contato permanente com as autoridades municipais e à disposição em caso de necessidade, seguindo as definições do Plano de Contingência para Chuvas de Verão 2022. O documento, desenvolvido de forma integrada entre diversas secretarias do Governo RJ, traça protocolos para resposta rápida a emergências causadas por chuvas intensas no território fluminense.

Os agentes seguem monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do território fluminense, enviando alertas para as regiões em caso de riscos hidrológicos e geológicos e dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal.

Todas as regiões registram áreas de inundações, deslizamentos, alagamentos e queda de árvores.

- Os nossos profissionais seguem visitando as regiões afetadas para analisar a situação in loco e prestar todo apoio às Defesas Civis municipais, a fim de minimizar danos. Os agentes prestam, inclusive, auxílio às autoridades locais no preenchimento de documentação para decretação de situação de emergência - descreveu o secretário de estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

 

 

Perfil do Coronel BM Leandro Monteiro

O coronel Leandro Sampaio Monteiro é secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) desde 29 de setembro de 2020. Nomeado para o cargo aos 41 anos de idade, atualmente é o comandante-geral mais jovem do Brasil.

ESTRUTURA DA DEFESA CIVIL

CBMERJ

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro

ESDEC

Escola de Defesa Civil

DGDEC

Departamento Geral de Defesa Civil

CEMADEN RJ

Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

SUBSEDEC

Subsecretaria de Estado de Defesa Civil

SUOP

Superintendência Operacional

ICTDEC

Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil

CESTGEN

Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear

CESTAD

Centro Estadual de Administração de Desastres

CCCEN

Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear

PCAH

Posto Central de Ajuda Humanitária

ASSINFO

Assessoria de Informática da SEDEC

CEAMA

Coordenação Especial de Ações do Meio Ambiente

CEPEDEC

Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil

ACI

Assessoria de Controle Interno

Ouvidoria

Ouvidoria-Geral da SEDEC

© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO