NOTÍCIAS DA DEFESA CIVIL

Defesa Civil RJ e Corpo de Bombeiros do Rio realizam simulado no Galeão

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram, na terça-feira (27.11), um exercício operacional no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RioGaleão). A atividade simulou um acidente na Planta de Abastecimento de Combustível de Aviação do local, com consequente derramamento de óleo na Baía de Guanabara. A iniciativa faz parte do calendário da Semana Estadual de Redução de Riscos de Desastres. 

A ação contou com o envolvimento de 13 agências, 82 profissionais e 30 voluntários da Rede Salvar. Além dos agentes da Sedec-RJ e do CBMERJ, representantes do RioGaleão, do Instituto do Ambiente (Inea), da Cruz Vermelha, da Defesa Civil do município, da Associação de Moradores de Tubiacanga e do Processo Apell também participaram do treinamento. 
 
Um drone, uma lancha, duas ambulâncias, duas viaturas de combate a incêndio e sete carros foram empenhados.
 
- Este é mais um evento alusivo ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, que é comemorado nesta quinta-feira (29.11). Os simulados que estão sendo realizados, ao longo desta semana, têm como objetivo otimizar a integração entre as instituições para aperfeiçoar as ações de resposta a acidentes - explicou o coronel Roberto Robadey Jr., secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
 
Calendário de atividades:
 
No domingo (25.11), um simulado de desocupação foi realizado em comunidades vulneráveis de onze municípios da Região Metropolitana, da Baixada Fluminense e das regiões Sul e Serrana do Estado. O treinamento envolveu cerca de 500 agentes, voluntários e aproximadamente 2.300 famílias. Na segunda-feira (26.11), personalidades militares e civis foram homenageadas, no Quartel Central do CBMERJ, por serviços prestados ao Estado e à comunidade fluminense no âmbito da proteção e Defesa Civil. Na quarta-feira (28.11), será apresentada a matriz de atividades e responsabilidade para resposta a emergências envolvendo barragens, no Inea. Na quinta-feira (29.11), haverá exercício de desocupação de escolas, em todo o estado. Os alunos e professores serão orientados sobre prevenção e escape em caso de acidentes diversos e incêndios. 
 
No dia 5 de dezembro, haverá o lançamento do Plano de Emergência do Estado e do Plano Verão 2019. Na ocasião, os 92 municípios vão conhecer o planejamento da Defesa Civil do Estado para enfrentamento de ocorrências envolvendo chuvas fortes ao longo do próximo ano. Também neste dia, serão inauguradas as novas instalações do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil e do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil. No dia 8 de dezembro, o Quartel Central será palco da formatura dos voluntários da Rede Salvar. No dia 11 de dezembro, a Defesa Civil Estadual participa de um seminário sobre a resposta à emergência de derramamento de óleo na Baía de Guanabara. Para fechar o calendário comemorativo, no dia 19, será celebrado o 15º aniversário da Escola de Defesa Civil.
 
28.11.2018
 
© 2018 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO

Please publish modules in offcanvas position.