SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE AGÊNCIAS E RECURSOS

(SIGRE) SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE AGÊNCIAS E RECURSOS

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Rio de Janeiro desenvolveu esta ferramenta com o objetivo de oferecer um método acessível e eficaz para auxíliar a tomada de decisão do gestor de defesa civil, na resposta aos desastres.

O SIGRE permite que o gestor tenha uma noção ampla da localização e forma de acionamento dos recursos presentes em seu município. A palavra-chave é COOPERAÇÃO. Através dela, os entes do SIEDEC podem juntar esforços para alimentar o sistema, de forma a construir uma ferramenta poderosa, capaz de reduzir o tempo de resposta dos órgãos de defesa civil, minimizando os danos decorrentes dos desastres.

A SEDEC-RJ, com esta ferramenta, pretende aumentar a interação e a cooperação entre os entes do SIEDEC e fornecer meios para aprimoramento do planejamento e da resposta aos desastres.

Ferramentas de Gestão

Considerando que o Decreto no 43.599, de 17 de maio de 2012, que dispõe sobre a reorganização do Sistema Estadual de Defesa Civil – SIEDEC estabelece como um de seus objetivos: planejar, coordenar e promover ações, visando à proteção global das populações no Estado do Rio de Janeiro, em conjunto com os Municípios, com o objetivo de reduzir os desastres;

Considerando  que as ocorrências de defesa civil em nível municipal, mesmo que não configurem desastres, são importantes indicadores, cujo levantamento de suas respectivas frequências e prevalências podem apontar as regiões mais vulneráveis e, portanto, com maior sensibilidade às consequências de fenômenos que configurem desastres. De posse de dados que indiquem essas vulnerabilidades, ações específicas com objetivo de redução do risco de desastres, diminuiriam os prejuízos e aumentariam a resiliência dessas regiões;

Considerando  que a maioria dos municípios do Estado do Rio de Janeiro é deficiente em recursos capazes de serem aplicados no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que consigam atender suas demandas operacionais/administrativas diárias e que ao mesmo tempo estabeleçam uma base de dados e informações que possam ser utilizadas por gestões futuras, sem o retorno ao status quo ante.

A SEDEC-RJ desenvolveu sistemas gratuitos para que os municípios possam gerenciar seus recursos e atividades.

Arquivos para Download: