Defesa Civil do Estado do Rio participa de encontro internacional da ONU

Trabalho sobre redução do risco de desastres foi apresentado no Canadá

A contribuição da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) para a redução do risco de desastres e para a pronta recuperação de comunidades fluminenses atingidas por eventos adversos foi um dos destaques da conferência realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), este mês, no Canadá. A V Plataforma para a Redução do Risco de Desastres nas Américas reuniu cerca de mil participantes, de 33 países, entre 7 e 9 de março, em Montreal.

Representando a Sedec-RJ, o tenente-coronel Marcio Romano, diretor da Escola de Defesa Civil (Esdec), apresentou o trabalho feito na corporação visando à formação e ao preparo dos agentes estaduais da Defesa Civil para a redução do risco de desastres no país. O oficial também participou das sessões que examinaram o progresso do continente sobre o tema.

– Fiquei muito feliz em poder compartilhar as ações educativas realizadas pela Escola de Defesa Civil (Esdec) e representar a Sedec na V Plataforma Regional para Redução do Risco de Desastres nas Américas – disse o tenente-coronel Romano.

No encontro, também foram discutidas formas de contribuir com os compromissos firmados, em 2015, durante a Terceira Conferência Mundial da ONU sobre a Redução do Risco de Desastres, realizada em Sendai, no Japão.

– As Américas estão dando uma grande contribuição para o Marco de Ação de Sendai pelas ações que vêm sendo desenvolvidas no continente. Durante a Plataforma, demonstramos que o Estado do Rio de Janeiro vem cumprindo as metas da ONU, priorizando a redução do risco de desastres e promovendo o aumento da resiliência nas comunidades frente aos eventos adversos – afirmou o coronel Marcelo Hess, superintendente operacional da Sedec-RJ.