Defesa Civil Estadual prepara militares para missão de paz no Haiti

Curso foi ministrado para 26º Batalhão do Exército Brasileiro

Atendendo a uma solicitação do Centro Conjunto de Operações de Paz (CCOPAB), a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), realizou, no fim do mês de março, o seu primeiro curso de Resposta Imediata a Desastres (CRID). Os alunos eram integrantes do 26º Batalhão Brasileiro das tropas de paz que atuam no Haiti.

De acordo com o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Marcelo Hess, o treinamento surgiu de uma necessidade do Exército Brasileiro, que criou recentemente o Destacamento de Resposta Inicial  (DRI), o primeiro no gênero com o objetivo de capacitar as tropas na primeira resposta a desastres naquele país.

- O curso teve duração de cinco dias. As disciplinas abordaram temas como gestão de riscos e administração de abrigos, passando ainda por conteúdos que tratavam, entre outros, da análise de estruturas colapsadas (modulo teórico) e do manejo de cadáveres em desastres. No encerramento, os alunos realizaram um exercício simulado em uma sala de crise onde funcionava o Posto de Comando – detalhou Hess.

O corpo de instrutores foi composto por oficiais de diversos setores especializados do Corpo de Bombeiros do Rio e representantes da Cruz Vermelha de Brasília – DF.