Corpo de Bombeiros realiza modelo inédito de Teste de Aptidão Profissional

Mais de 10 mil militares participaram da avaliação aplicada em ambiente virtual

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) encerrou, no dia 5 de julho, a primeira etapa do Teste de Aptidão Profissional (TAP) de 2017. Este ano, a avaliação, prevista nas Normas Padronizadas de Conduta para Instrução da (NPCI), foi aplicada, de forma inédita, em ambiente virtual de aprendizagem. O objetivo desta nova plataforma é otimizar o processo e dar celeridade aos resultados.

O TAP avalia o aprimoramento do conhecimento do atual perfil técnico-profissional, a identificação das oportunidades de melhoria e, a partir dos diagnósticos, a implementação de programas de treinamentos com metas previamente definidas. Haverá outra fase da atividade referente ao segundo semestre deste ano.

Nesta primeira etapa, foram elaboradas 20 questões pela Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI) e pela Diretoria de Instrução (DI). O conteúdo do exame foi baseado no conhecimento dos Protocolos Operacionais Padronizados (POPs), que regulam a atuação em diferentes tipos de operações de salvamento. No segundo semestre, o planejamento prevê uma prova sobre as normas de atividade de combate a incêndio.

De acordo com o diretor da DGEI, coronel Otto, a iniciativa de utilizar os recursos on-line para aplicação do TAP representa um grande avanço institucional:

- O Ambiente Virtual de Aprendizagem do CBMERJ reafirma a modernização do sistema de Ensino e Instrução. O uso desta nova metodologia colabora, ainda, para  a sedimentação da tecnologia nas atividades desenvolvidas pela corporação – afirmou o oficial.