•

Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais participam de exercício simulado em cenário de desastre

Atividade contou com ações técnicas e práticas de gerenciamento operacional para lidar com adversidades de uma tragédia

Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO 2017), da Escola Superior de Comando Bombeiro Militar (EsCBM), participaram de exercício simulado de gerenciamento de desastres pela Defesa Civil Estadual. A atividade aconteceu no dia 19 de julho, no Centro de Administração de Desastres (Cestad).

O objetivo do exercício foi promover a experiência da aplicação prática de gerenciamento de um grande desastre em mais de um município de uma região do Estado. No cenário alusivo, foi utilizado um plano de contingências desenvolvido pelos alunos, com captação de recursos disponíveis pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o desenvolvimento da capacidade de orientação técnica para situações de decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública, pelo Poder Executivo Estadual.

- Durante a atividade, foram incluídas dificuldades ao cenário e os alunos tiveram que apresentar soluções e técnicas para execução de resposta ao desastre – disse o tenente-coronel Alexandre Silveira, professor da disciplina.

- Exercícios como esses são importantes para tornar nossas ações mais eficientes. Precisamos treinar na normalidade para conhecermos e corrigirmos os protocolos de atuação durante as situações reais e adversas – destacou o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Marcelo Hess.