TODOS OS CURSOS DA ESDEC SÃO GRATUITOS - INSCREVA-SE!

 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 

PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA EMERGÊNCIAS E DESASTRES – EDITAL DO CURSO BÁSICO DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL – CBPDEC 01/2026 – NOTA ESDEC 003/2025

 

A Ten Cel BM Diretora da Escola de Defesa Civil, autorizada pelo Cel BM Diretor do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil, no uso das atribuições que lhe são conferidas, torna público que estão abertas as inscrições para o CURSO BÁSICO DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - CBPDEC 01/2026.

 

1. DAS VAGAS

1.1. Serão oferecidas 200 vagas para profissionais pertencentes ao Sistema Nacional, Estadual ou Municipal de Proteção e Defesa Civil e Sociedade Civil.

 

2. PERÍODO E LOCAL DO CURSO

2.1. Período do Curso: de 13 de abril a 10 de maio de 2026;

2.2. Local: O curso será realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/ESDEC, disponível em http://ead.defesacivil.rj.gov.br/ de forma assíncrona (aulas gravadas).

 

3. DAS INSCRIÇÕES

 

3.1. DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

3.1.1. Período de Inscrição: de 19 de março a 05 de abril de 2026;

3.1.2. Local: As Inscrições para seleção serão realizadas pelo Sistema de Gestão para Treinamento de Emergências e Desastres – SIGTRED, no endereço http://sigtred.defesacivil.rj.gov.br/.

 

3.2 DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

3.2.1.   Estar devidamente inscrito na plataforma SIGTRED - http://sigtred.defesacivil.rj.gov.br/;

3.2.2.  Pertencer ao sistema nacional, estadual ou municipal de proteção e defesa civil e sociedade civil;

3.2.3. Dispor de computador e internet de qualidade para acessar a plataforma;

3.2.4. Ter noções básicas de informática para acessar links, usar navegadores e acessar aplicativos.

 

3.3 DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

3.3.1. Após análise dos inscritos, os contemplados receberão a confirmação da inscrição no e-mail cadastrado, no período de 06 a 10 de abril de 2026.

 

4. MATRIZ CURRICULAR

TEMA

CARGA HORÁRIA

Histórico da Proteção e Defesa Civil

6h

Legislação básica de Proteção e Defesa Civil

6h

Percepção de risco de desastres

6h

Serviço voluntário

6h

Planejamento municipal de Proteção e Defesa Civil e plano de contingência

6h

Sistema de alerta e alarme e Exercícios Simulados

10h

Total

40h

                                                                                                                              

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1. Para aprovação no curso o aluno deverá:

5.1.1. Assistir todas as aulas assíncronas (gravadas) através da plataforma AVA/ESDEC disponível em http://ead.defesacivil.rj.gov.br/;

5.1.2. Realizar e entregar os trabalhos e atividades propostas obedecendo às regras, formatos e prazos de entrega;

5.1.3. Realizar e entregar a avaliação final;

5.1.4. Obter o grau mínimo de 5,0 (cinco) pontos na avaliação final.

 

6. PRESCRIÇÕES DIVERSAS

6.1. Só serão inscritos no curso os alunos que fizerem seu cadastro prévio no SIGTRED  (http://sigtred.defesacivil.rj.gov.br);

6.2. O curso será realizado na modalidade a distância com aulas assíncronas, através da plataforma AVA/ESDEC, disponível em http://ead.defesacivil.rj.gov.br/ ;

6.3. O acesso será disponibilizado para os alunos selecionados e inscritos;

6.4. Será desligado do curso o candidato que:

6.4.1. Praticar ato de indisciplina ou usar de meios ilícitos durante a realização do curso;

6.4.2. For inscrito indevidamente no processo de seleção.

6.5. Eventualmente, em casos de reposição de aulas, a Coordenação Geral do Curso poderá programar atividades em datas a serem comunicadas previamente aos alunos;

6.6. Os casos omissos serão solucionados pela Direção da ESDEC.

 

 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro