Três pontos estratégicos foram avaliados por técnicos da SEDEC-RJ para reforçar o monitoramento de rios em Angra dos Reis e Paraty
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ) realizou, nesta segunda-feira (23.06), uma vistoria técnica em Angra dos Reis e Paraty para avaliar a instalação de novas estações hidrológicas. A ação foi conduzida pelo tenente-coronel Robson Neves, da Diretoria-Geral de Defesa Civil (DGDEC), e pelo tenente-coronel Fábio Mário, da REDEC Costa Verde. A iniciativa busca fortalecer o sistema de monitoramento de rios na região, ampliando a capacidade de prevenção a desastres naturais.
O primeiro ponto vistoriado foi no Rio Mambucaba, ao final da Rua Magalhães de Bastos, nas proximidades do sistema de abastecimento de água e esgoto. O local foi considerado viável para a instalação de uma estação hidrológica, e sugestões técnicas foram repassadas a um agente da Defesa Civil Municipal, que acompanhou a inspeção.
Em seguida, os técnicos estiveram na ponte sobre o Rio Mambucaba, na divisa entre os municípios de Angra dos Reis e Paraty. A estrutura existente foi considerada estratégica, permitindo a possível instalação de um equipamento com tecnologia radar. A posição elevada e a estabilidade da ponte foram pontos favoráveis destacados pelos especialistas.
O último ponto analisado foi no Rio Perequê. A área apresenta baixo índice de erosão e boas condições geotécnicas, o que contribui para a segurança da instalação. Após avaliação técnica, a sugestão foi pela implantação de uma estação também neste local, mediante estudos complementares de oscilação hídrica ao longo do ano.
As novas estações devem reforçar a capacidade de resposta da Defesa Civil em situações de risco hidrológico, como enchentes e inundações. A medida integra o plano estadual de ampliação da rede de monitoramento, com foco na prevenção, no alerta antecipado e na proteção da população fluminense.

