MAPEAMENTO DE ESTRUTURAS PARA RESPOSTA AOS DESASTRES NOS MUNICÍPIOS
EIXO VÍTIMAS/ ACOLHIMENTO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
7- POSTO AVANÇADO DO IML Conceito: Local para as equipes do IML receberem e manterem, temporariamente, os corpos em caso de um desastre com muitas vítimas fatais. Considerações: Laudo ambiental para destinação de material contaminante. Necessidades: Espaço com controle de acesso; Local com facilidade de acesso para veículos, com estacionamento e local para manobra; Pátio para instalação de câmaras frigoríficas; Energia elétrica e água disponíveis. 8- COLETA DE DADOS DAS VÍTIMAS Conceito: Local para as equipes do IML receberem parentes ou outras pessoas com informações sobre as vítimas fatais.
Considerações: Não deve ser próximo do local de guarda dos corpos.
Necessidades: Espaço com controle de acesso; Local com facilidade de acesso para veículos, com estacionamento e local para manobra; Energia elétrica e água disponíveis. 9- PONTOS DE APOIO Conceito: Local temporário para recebimento de pessoas de um determinado local de risco após o acionamento
Considerações: Podem ser instalados em escolas, igrejas, quadras esportivas ou outros locais seguros previamente identificados e treinados pela defesa civil;
Necessidades: Área coberta para recebimento das pessoas; Banheiros; Local para preparo de alimentação para crianças e outras pessoas com necessidades especiais 10- ABRIGOS DE EMERGÊNCIA Conceito: Local para acolhimento de pessoas e animais que não possuem a capacidade de retornar ao local de residência.
Considerações: É comum que o abrigamento dure mais do que a resposta ao desastre, ocasionando o impedimento da instalação por tempo prolongado; Se o abrigo for distante do local de referência deve ser considerada a ativação de um serviço de translado.
Necessidades: Espaço com controle de acesso; Local para consumo de alimento; Local para preparo de alimentos para dietas específicas como bebês, idosos e pne; Local com banheiros separados; Espaço para ativação de serviços humanitários; 11- ABRIGOS PARA ANIMAIS DOMÉSTICOS Conceito: Local para acolhimento de animais de pequeno porte que não possam acompanhar os donos no abrigo.
Considerações: É comum que aproveitem desastres para o descarte de animais, próprios ou de terceiros; Poderá ser através de parceria com clínicas veterinárias. A identificação do responsável por cada animal deve ser feita com detalhes para permitir a localização.
Necessidades: Espaço controlado para evitar fugas ou lesões aos animais; Profissional especializado para tratamento adequado. 12- ABRIGOS PARA ANIMAIS DE GRANDE PORTE Conceito: Local para acolhimento de animais de maior porte que não possam ficar em abrigos menores.
Considerações: É comum que animais não marcado possam ser trocados; Poderá ser através de parceria com fazendas. A identificação do responsável por cada animal deve ser feita com detalhes para permitir a localização.
Necessidades: Veículo específico para transporte de animais grandes; Amplo espaço para eventuais rebanhos; Espaço controlado para evitar fugas ou lesões aos animais; Profissional especializado para tratamento adequado.
|