Diretoria-Geral de Defesa Civil celebra 50 anos de serviços prestados ao Rio de Janeiro

Jubileu de ouro marca meio século de atuação dedicada à prevenção, resposta e proteção da população fluminense

A Diretoria-Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro celebrou, nesta quarta-feira (10), seu jubileu de ouro, comemorando 50 anos de atuação contínua na redução de riscos, salvamento de vidas e fortalecimento da segurança da população fluminense. A data marca meio século de prontidão, disciplina e compromisso institucional em um dos estados com maior complexidade geográfica e social do país. 

Criada há cinco décadas, a Diretoria-Geral assumiu a missão de coordenar ações de prevenção e resposta a desastres, integrando setores do governo e da sociedade em um esforço permanente para minimizar impactos e aumentar a resiliência das comunidades. Ao longo desse período, a instituição consolidou-se como referência em Defesa Civil, impulsionando políticas públicas e tecnologias para enfrentar eventos adversos. 

A celebração do jubileu teve caráter duplo: homenagear todos aqueles que contribuíram para a trajetória da Defesa Civil fluminense e reforçar o compromisso com o futuro. Durante a cerimônia, foram lembrados os pioneiros, os profissionais em atividade e as equipes que continuarão conduzindo a missão nos próximos anos. 

Entre as ações comemorativas, foram entregues homenagens aos ex-diretores-gerais que marcaram a história da instituição. Cada um deles recebeu reconhecimento pelo trabalho desempenhado em períodos distintos, contribuindo para o aperfeiçoamento das operações e da gestão de riscos no estado.

 

 Também foi realizada a cerimônia de descerramento da placa alusiva aos 50 anos da Diretoria-Geral de Defesa Civil. O marco simbólico registra a importância histórica da data e reforça o legado institucional construído ao longo de meio século. 

Outro destaque da programação foi a outorga da Medalha Mérito Defesa Civil, destinada a personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, além de instituições que prestaram relevantes serviços ao Estado do Rio de Janeiro em assuntos relacionados à Defesa Civil. A condecoração reconhece contribuições significativas na proteção da população e no fortalecimento das ações de prevenção e resposta.

 

– A celebração do jubileu de ouro mostra que a Diretoria-Geral de Defesa Civil segue aprimorando estratégias, integrando esforços e fortalecendo o espírito comunitário, com o objetivo de manter o Rio de Janeiro cada vez mais seguro e resiliente. - declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles.

 

Diretoria-Geral de Defesa Civil celebra 50 anos de serviços prestados ao Rio de Janeiro

© 2024 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASTI

DEFESA CIVIL RJ